Informações sobre consumo

O consumo de esferas de vidro pode ser medido em porcentagem de material eliminado em cada ciclo da circulação da carga completa num equipamento. Em média elas chegam a admitir 400 a 500 impactos antes de se partires. Para uma escolha apropriada das diversas variáveis que envolvem uma operação, devem ser levados em consideração, no que diz respeito à economia, os seguintes fatores:
Para uma mesma intensidade de impacto as esferas maiores são mais econômicas.
Para as mesmas condições operacionais - pressão, ângulo e distância da pistola, dureza do material jateado etc. O consumo diminui com a granulometria.
Em operações de limpeza, o uso de esferas menores é justificado pelo aumento da eficiência operacional.
A dureza da superfície jateada é diretamente proporcional ao consumo.
Quanto mais próximo de 90º for o ângulo do jato com a superfície da peça, maior o consumo.
Quanto à distância da pistola à superfície jateada, recomenda-se um mínimo de 5 cm. Afastando-se a pistola amplia-se a área atingida, mas a intensidade do impacto fica reduzida. Para acabamentos acetinados uniformes em superfícies maiores, recomenda-se afastar a pistola uns 25 cm.
Quanto ao ângulo de incidência do jato sobre a superfície, recomenda-se mantê-lo entre 60 e 70º. Quando se jateia normalmente (90º), as esferas ricocheteadas colidem com as incidentes, reduzindo a eficiência e aumentando o consumo.
Esferas de Vidro Industriais